As aulas no Município de Rodrigues Alves iniciaram no último dia 5 de maio, mas as mães de alunos de escolas das zonas urbana e rural reclamam da qualidade da merenda e da falta de transporte escolar. Em escolas da zona rural está sendo servida apenas farinha com arroz para os alunos como merenda escolar.
Na zona urbana a reclamação é com relação à precariedade e falta de ônibus para o transporte escolar. Uma mãe de aluno da Escola Padre Trindade, conta que desde o ano passado, tem que pagar para a filha ir para a aula. A mulher, que não quer se identificar, relata que dos 4 ônibus da prefeitura, apenas 1 está em funcionamento.
“ Ano passado eu tive uma despesa relevante com essa questão. Eu pagava diariamente entre 10, 15 reais pro mototáxi deixar minha filha na escola. Esse ano tivemos os transportes públicos somente na primeira semana. Na segunda-feira, passada, o ônibus não apareceu. O responsável pelos ônibus me passou que dos quatro ônibus da prefeitura, um está funcionando e os outros três estão consertando. Com tempo que eles tiveram não daria pra ter se organizado?”questiona a mãe.
Já na zona rural o problema é a qualidade da merenda servida para os estudantes. A mãe de um aluno da escola Joaquim Barroso, do Ramal do Apuí, mostra em uma fotografia, os pratos prontos para serem servidos para os estudantes, apenas com farinha e arroz.